Cadastrando Pessoas


Para cadastrar uma Pessoa, acesse o menu Cadastros/Cadastros de Pessoas.

Na tela que abrir, clique em + NOVO.

O Cadastro de Pessoa disponibilizará 7 guias para preenchimento:

1- Básicos
2- Telefones
3- Empresas
4- Outros
5- Endereços
6- Meus Campos
7- Imagens e Anexos


1- Básicos

Para iniciar o cadastro, selecione o Tipo de Pessoa, de acordo com o tipo selecionado, a tela de cadastro será configurada.

Selecionando o Tipo de Pessoa Física, será solicitado o preenchimento do CPF/RG e outros campos específicos para o cadastro.

Selecionando o Tipo de Pessoa Jurídica ou Micro Empresa, será solicitado o preenchimento do CNPJ/IE e outros campos específicos para o cadastro.

No caso do cadastro de Jurídica ou Micro Empresa, ao informar o CNPJ, nosso sistema buscará os dados da empresa em um Webservice e caso seja encontrado, os dados básicos serão preenchidos automaticamente.

No campo CEP, ao informar ele, nosso Software buscará no Webservice dos correios o endereço e ao encontrar, os campos de endereços serão preenchidos.

Ao final, será necessário classificar essa pessoa, de acordo com a classificação feita, será solicitado os dados específicos.

Cliente: Ao classificar como cliente, será possível selecionar essa pessoa nos lançamentos de Contas a Receber, Vendas, Devolução de Cliente e outras operações específicas para Clientes. Ao marcar a opção "É Cliente?" será liberado o botão Dados do Cliente, clicando nele, será possível lançar os dados específicos.

Fornecedor: Ao classificar como fornecedor, será possível selecionar essa pessoa nos lançamentos de Contas a Pagar, Compras, Devolução de Fornecedor e outras operações específicas para Fornecedores. Ao marcar a opção "É Fornecedor?", será liberado o botão Dados do Fornecedor, clicando nele, será possível lançar os dados específicos.

Funcionário: Ao classificar como funcionário, será possível selecionar essa pessoa nos lançamentos de Vales, Salários e Comissões, podendo também selecionar como vendedor nas vendas para cálculo de comissões. Ao marcar a opção "É Funcionário?", será liberado o botão Dados do Funcionário, clicando nele, será possível lançar os dados específicos.

Contato: Ao classificar como contato, será possível selecionar essa pessoa nos lançamentos de agendamento de compromissos e tarefas. Ao marcar a opção "É Contato?", será liberado o botão Dados do Contato, clicando nele, será possível lançar os dados específicos.

Transportadora: Ao classificar como transportadora, será possível selecionar essa pessoa nos lançamentos de compras e vendas. Ao marcar a opção "É Transportadora?", será liberado o botão Dados da Transportadora, clicando nele, será possível lançar os dados específicos.

A pessoa cadastrada precisará ter pelo menos uma classificação selecionada, sendo possível selecionar quantas classificações forem necessárias para a mesma pessoa.


2- Telefones

Informe todos os números de telefones dessa pessoa.

No gride disponível será possível informar quantos números forem necessários.

Nos documentos fiscais, será informado o primeiro da lista.


3- Empresas

Selecione as empresas que essa pessoa ficará disponível.

Caso a mesma pessoa possa ser utilizada em mais empresas cadastradas, basta selecionar, sem a necessidade de fazer um cadastro dessa mesma pessoa para cada empresa.

Será mantido o mesmo código de cadastro para todas as empresas.


4- Outros

Nessa guia, será possível informar alguns dados importantes como Classe, Data de Nascimento, Estado Civil, Responsável e Observação.

No caso do campo Data de Nascimento, essa informação será utilizada para avisos e relatórios de aniversariantes.

No campo Crédito Disponível, será informado os valores das diferenças de trocas de mercadorias e lançamentos antecipados.


5- Endereços

Além do endereço principal, que você informa na guia Básicos, será possível informar nesse Menu o Endereço de Entrega e o Endereço de Cobrança.

Na guia Básicos, tem o campo "Endereço para usar na emissão de NF-e/NFS-e", nesse campo você poderá selecionar qual dos endereços que dseja para ser informado nos documentos fiscais.


6- Meus Campos

Nessa guia serão mostrados os campos específicos que foram criados por você.

Os campos são criados no menu Ferramentas/Campos do Usuário.


7- Imagens e Anexos

Nessa guia, você poderá anexar documentos ou fotos da pessoa cadastrada.

Isso permitirá que você localize rapidamente esses documentos quando necessário.

- Exemplos:

Exemplo 1: Preciso que a mesma pessoa seja selecionada no lançamento de Contas a Receber e em Contas a Pagar. Como fazer?

R: Cadastre UMA pessoa e classifique a mesma como Cliente e Fornecedor, com isso será possível selecionar em Contas a Receber e Contas a Pagar.

Exemplo 2: Tenho uma pessoa cadastrada e classificada como Transportadora, mas preciso selecionar ela no lançamento de Contas a Pagar. Como fazer?

R: Basta classificar essa pessoa como Fornecedor também, dessa forma ela ficará com 2 classificações e disponível para seleção em Contas a Pagar.

Última atualização: terça, 3 setembro 2019, 13:47